terça-feira, 6 de setembro de 2011

Batata doce ou Batata Inglesa??????

   

    Ain gente,só eu que não sou muito chegada na batada doce? ela me enjoa.. mas antes de trocar decidi dar uma pesquisada, e eis algumas informações basicaas:
    
   A batata-doce ganha em vários aspectos. Ela tem mais carboidratos, vitamina A, tiamina, riboflavina, ácido ascórbico, sódio, fósforo e cálcio. Além disso, seu índice glicêmico é mais baixo que o da batata inglesa, sendo uma ótima escolha para refeições ao longo do dia. O IG (índice glicêmico) da batata-doce é 77, enquanto que o da batata inglesa, cozida, é de 91. O consumo de batata-doce evita um pico de insulina que em último caso levaria a um acúmulo de gordura.
    A batata inglesa, apesar de perder em vários aspectos, pode ser explorada quanto ao seu índice glicêmico elevado. Em uma refeição pós-treino, a batata inglesa é uma ótima escolha, ainda mais se for amassada ou cozida no vapor, aumentando ainda mais seu IG. Como funciona esse processo?
omo dito anteriormente, o índice glicêmico é uma grandeza que mede a velocidade com a qual a glicemia (nível de glicose no sangue) aumenta. Assim, alimentos mais simples de serem degradados, digeridos e absorvidos têm normalmente um índice glicêmico maior, justamente porque serão absorvidos mais rapidamente na forma de glicose e de outros monossacarídeos, aumentando a glicemia. No caso da batata inglesa, se pegarmos uma batata inteira e amassarmos, vamos facilitar bastante a digestão na boca e no intestino delgado. Facilitando a digestão, vamos acelerar a absorção pelas células do intestino delgado. Como a velocidade de absorção é maior, assim também é o índice glicêmico de uma batata amassada, se comparado ao de uma batata inteira.
    Seja no almoço, lanche ou jantar, a batata-doce e a batata inglesa são opções de carboidrato que não podem faltar no dia-a-dia de um atleta ou de um indivíduo saudável. Ambos são alimentos excelentes, com uma quantidade considerável de carboidratos, vitaminas e minerais.



fonte:

3 comentários:

  1. Pras "marombeiras" sem dúvida a batata doce é a melhor!!
    eu adoroooo "ainda bem" tenho até que me policiar pra não comer além do necessário..

    bjokas gata!!!
    tudo é costume... a gente aprende a gostar neh!!!

    ResponderExcluir
  2. aihh Row!! não vejo hora de me acostumar viu!! :)

    ResponderExcluir
  3. Adorei,a inda bem que eu gosto das duas tanto doce como a inglesa! bjus

    ResponderExcluir